top of page

Associação de Proteção à Rapariga e à Família 

Cronograma-1.png

A Associação

A AIPAR, Associação de Proteção à Rapariga e à Família, com sede em Faro, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social desde 1988.
O seu objetivo principal é apoiar jovens raparigas e famílias, incluindo aquelas em situações vulneráveis devido a violência ou abandono.
À luz dos estatutos, pode criar serviços como casas de abrigo, atividades de tempos livres, e promover encontros e seminários. 
A missão é proteger e capacitar, independentemente da condição social, económica, étnica ou religiosa das pessoas atendidas.

O início...

  • A Associação foi criada por um grupo de mulheres notáveis, incluindo Teresa Ramalho Ortigão, e desde então tem oferecido apoio social a jovens de todo o Algarve.

  • A Instituição estabeleceu uma rede de contactos a nível distrital e nacional e colaborou com a Associação Nacional em Lisboa, ACISJF, para encaminhar jovens mulheres para tratamentos médicos que não estavam disponíveis na região. Inicialmente, os apoios sociais incluíam acolhimento temporário, enxovais, busca de empregos e assistência médica.

  • Com o tempo, evoluiu para um lar de estudantes, que se financiava com mensalidades de jovens de classe média alta, permitindo acolher jovens carenciadas para prosseguir os estudos. A sede mudou ao longo dos anos, finalmente estabelecendo-se na Rua Monsenhor Henrique Ferreira da Silva nº 10, em 2007, sendo a construção financiada pela Segurança Social, Câmara Municipal de Faro e a própria AIPAR.

Your paragraph text (1).png
foto-cafap-publicar-1024x794.png

Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens

O Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens da AIPAR, proporciona uma oportunidade vital para construir vínculos seguros e promover o desenvolvimento positivo, oferecendo afeto e cuidados adequados.

368027125_314509950936192_5361920290497003107_n.jpg

Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão

O CACI da AIPAR capacita pessoas com deficiência, promovendo inclusão e qualidade de vida através de atividades ocupacionais e socialmente úteis, que valorizam as suas habilidades.

CAFAP

O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental tem como missão prevenir situações de risco, promover competências parentais e fortalecer as dinâmicas familiares, visando o bem-estar das famílias.

0c6d8e77-d1e7-4c5c-8987-a42e5f9e10ba.jpg

Apartamento de Autonomização

A "Proteção na Autonomia," da AIPAR, tem como missão facilitar a transição de jovens raparigas para a vida adulta, proporcionando alojamento temporário e promovendo o desenvolvimento de competências para a autonomia de vida.

9a3d8cef-45d1-435f-b515-fe25abfc9e06.jpg
publicar-catering-1024x551.png

Cantina Social

A Cantina Social no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, tem como missão fornecer refeições diárias a até 100 famílias do concelho de Faro, ajudando as famílias encaminhadas pelos serviços de Ação Social do Instituto de Segurança Social.

Jovens atividade na AIPAR.jpg

Centro de Acolhimento Temporário

O (CAT) - Proteção à Rapariga, é uma valência que fornece acolhimento urgente e transitório a raparigas dos 12 aos 18 anos, em colaboração com várias instituições públicas e privadas, com o objetivo de assegurar os seus direitos e garantias.

Medalha de Mérito

O Município de Faro decidiu distinguir com a Medalha de Mérito, Grau Ouro, a Associação de Proteção à Rapariga e à Família.

A entrega da distinção teve lugar no passado dia 7 de Setembro de 2008, Dia da Cidade de Faro. A cerimónia pública decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

bottom of page