QUAIS OS OBJETIVOS DO
APARTAMENTO DE AUTONOMIZAÇÃO?
Mediar processos de autonomia de vida e de participação ativa de jovens, minimizando riscos de exclusão social.
Desenvolver processos individuais de acompanhamento e de apoio a nível psicossocial, material, de informação e de inserção sócio laboral.
Dinamizar programas de formação específicos destinados ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais, escolares e profissionais dos jovens.
Partilhar competências com outros serviços e promover domínios comuns de conhecimentos e de práticas, com o objetivo de estabelecer uma intervenção articulada e integrada facilitadora da transição de jovens para a vida adulta.




DESTINATÁRIOS
O apartamento de Autonomização tem por finalidade o alojamento temporário de raparigas com idades a partir dos 15 anos, com medida de promoção e proteção definida no âmbito da Lei 147/99, de 1 de Setembro, nomeadamente com medidas definidas a partir da aplicação do art.º 45.º da referida Lei.
Prevê-se proporcionar às jovens, condições que as habilitem e lhes permitam viver por si só, adquirindo progressivamente competências para a autonomia de vida.
ADMISSÃO
A admissão de jovens em risco ou perigo deve obedecer às seguintes condições:
-
Jovens do sexo feminino com idade a partir dos 15 anos, com medida de promoção e proteção de “apoio para a autonomia de vida”, no âmbito da Lei nº 147/99, de 1 de setembro;
-
Jovens em situações de risco e/ou privação de um meio familiar adequado, e da promoção efetiva dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança;
-
Rejeição ou conflito com o meio familiar ou social, de que decorra risco de marginalização.
capacidade
A capacidade do equipamento/serviço é de 5 jovens
mais informações
+351 963 566 674
* Custo equivalente a uma chamada para a rede móvel nacional
+351 289 865 891
* Custo equivalente a uma chamada para a rede fixa nacional
APARTAMENTO DE AUTONOMIZAÇÃO
Proteção NA AUTONOMIA
O Apartamento de Autonomização – AIPAR, “Proteção na Autonomia”, é uma resposta social da Associação de Proteção à Rapariga e à Família, que presta serviços e desenvolve atividades.
