PAQPIEF
Este projeto surgiu como uma resposta educativa inclusiva e socialmente integradora para um número considerável de jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, que não concluíram o 2º ou 3º Ciclo do Ensino Básico.
Objetivos do Projeto
-
Fomentar ativamente condições favoráveis de igualdade de oportunidades a jovens em situação de risco, de exclusão social ou de situação efetiva de exclusão social.
-
Possibilitar a jovens em situação de risco de exclusão social/situação efetiva de exclusão social, o desenvolvimento de um perfil de competências que lhe permita a certificação com o diploma de 3º Ciclo do Ensino Básico.
-
Combater situações de exploração de trabalho infantil, nomeadamente nas formas consideradas intoleráveis pela convensão n.º 182 da OIT, promovendo a reinserção escolar dos jovens que as protagonizam, através da integração num percurso escolar alternativo.
-
Prevenir situações de exploração de trabalho infantil, integrando jovens em situação de abandono escolar e risco de entrada extemporânea num mundo de trabalho num percurso escolar alternativo;
-
Sensibilizar os jovens e as respetivas famílias relativamente à importância do cumprimento da escolaridade obrigatória.
-
Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens, de forma a que os estimule à construção responsável e autónoma dos seus próprios projetos de vida.
Por reunir todas as condições exigidas, a Associação foi convidada pelo Centro Distrital de Segurança Social de Faro, para estabelecer protocolo com o Instituto de Segurança Social, I.P., no que respeita ao Projeto “Programa de Apoio e Qualificação da Medida – Programa Integrado de Educação e Formação” (PAQPIEF), através do qual se pretende combater o abandono e insucesso escolar, apostando também na educação dos jovens oriundos de bairros problemáticos.
Foram celebrados os seguintes protocolos:
- Protocolo de compromisso PIEF Escola EB 2,3 José Jesus Neves Júnior
- Protocolo de compromisso PIEF Escola EB 2,3 Poeta Emiliano da Costa