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PROJETO V - " A VIAGEM"

O Projeto V, de inovação social intitulado “A Viagem”, com o código de operação ALGARVE-FSE+-00470500, no concelho de Faro, iniciou a sua atividade a 22 de outubro de 2024, tendo como data prevista para o seu término a 22 de outubro de 2027, perfazendo, portanto, 3 anos de projeto. 

Esta operação conta com a ajuda do Programa ALGARVE– Programa Regional do Algarve 2021-2027 e do Fundo FSE+ (Fundo Social Europeu Mais), para que se atinja a prioridade de investimento na vertente de Qualificações, Emprego e Inclusão. E tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Faro e como entidade executora do projeto a AIPAR – Associação de Proteção à Rapariga e à Família.

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Com a sua execução, tenciona-se desenvolver uma intervenção que:​  

 Diminua o absentismo escolar e desenvolva competências pessoais e sociais que motivem a aprendizagem.

 Desenvolva habilidades como leitura, escrita, matemática, novas tecnologias e outras competências através do conceito de viagens.

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A concretização destas atividades e ações implicam o envolvimento de parceiros, sempre que possível, na perspetiva de encontrar soluções para as diferentes problemáticas das pessoas envolvidas, promovendo o crescimento e desenvolvimento inclusivo dos territórios. 

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A problemática central é o elevado índice de absentismo escolar que afeta crianças e jovens da etnia cigana. Este fenómeno nacional decorre de fatores complexos como a exclusão social, falta de motivação, dinâmicas familiares e desconhecimento dos direitos educacionais. 

As causas subjacentes ao absentismo estão entrelaçadas com a precariedade socioeconómica, autoisolamento e o complexo processo de integração histórico entre outras nuances presentes no Plano de Desenvolvimento. A discriminação enfrentada pela comunidade cigana agrava o problema, perpetuando a falta de informação e oportunidades. Tal resulta num menor aproveitamento escolar, insucesso académico, abandono precoce e, por conseguinte, acentua a pobreza e a exclusão social. 

A solução proposta é uma metodologia baseada no conceito viagem, mediante a qual se vão proporcionar diversas experiências (lúdicas, laborais, etc.) às crianças e jovens de etnia cigana, fora dos acampamentos, sem que haja ruturas culturais. Ao facultar a deslocação das crianças a ambientes que não lhes são acessíveis, resultam desses contextos aprendizagens e trocas de informações, que criam um ambiente de aprendizagem inovador, adaptativo à criança e ao jovem, dinâmico e interativo que se torna estimulador e reforce o processo de aprendizagem, a frequência escolar e valorização da “cultura de escola”.

A realização destas parcerias têm como intuito contribuir para o desenvolvimento de competências em crianças e jovens através de:

A solução proposta terá as seguintes características e elementos inovadores:

Tirar as crianças e jovens dos acampamentos, mostrando-lhes outras realidades.

Metodologia conceito viagem (interesses, desejos e imaginário das crianças/jovens);

Envolvimento dos beneficiários nas diferentes etapas da “Metodologia A Viagem” que aumentará o interesse pela descoberta doutros contextos. As atividades na preparação das viagens permitem exercitar a leitura, escrita, matemática; novas tecnologias e aquisição de competências (cidadania), tendo presente as orientações da Estratégia para a Integração das Comunidades Ciganas (2012 – 2020).

Experiências com as crianças/jovens para acesso a outros contextos sociais, uns que os destinatários desejem conhecer e outros propostos pela equipa. Partir-se-á sempre do contexto, dos conhecimentos e habilidades, aproveitando as potencialidades existentes e o capital humano e cultural.

Equipa multidisciplinar: direito, economia, comunicação, social, que funcionarão como pessoas de referência em diferentes áreas do conhecimento de forma a inspirar as crianças.

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Destinatários

O público-alvo deste projeto são crianças e jovens entre os 6 e 18 anos de idade que habitem nos acampamentos da Lejana de Cima, Braciais e Cerro do Bruxo, no concelho de Faro, em Portugal.

 

Estas comunidades, predominantemente ciganas, enfrentam desafios significativos relacionados com o absentismo escolar. 

EQUIPA TÉCNICA

Somos uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos de diferentes áreas, que dinamiza as ações contempladas no plano de ação, em parceria com as várias entidades que compõem a rede social, ou outras entidades que se afigurem pertinentes para o desenvolvimento das ações:

Andreia Romeira

Coordenadora Técnica / Ciências da Educação e Formação;

Pedro Germano

Técnico Superior / Ciências da Comunicação;

João Cabral

Técnico Superior / Jurista;

Carolina Pereira
Técnico Superior / Assistente Social;
Sandra Encarnação
Técnica Superior / Economista;
Cátia Montes
Técnica Superior / Educadora Social.

pretende-se implementar
as seguintes atividades:

Workshops de cidadania/

direitos e deveres

Sessões que visam sensibilizar sobre os seus direitos fundamentais, como a educação e a proteção, ao mesmo tempo que os ensina sobre a importância de cumprir deveres, como o respeito pelos outros e o cuidado com o ambiente. 

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Workshops de

comunicação digital

Sessões de promoção da literacia digital, uso das redes sociais, comunicação verbal e não verbal, bem como outras habilidades de comunicação. 

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Workshops de

literacia financeira

Atividades de sensibilização/informação e lúdico recreativas sobre literacia financeira, estimulando hábitos de gestão financeira, elaboração de orçamentos, pesquisa de preços e relacionar a economia com as vivências das viagens. 

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atividades artísticas e culturais

Recorrer à expressão artística como meio de expressão e conexão cultural, com uma abordagem culturalmente inclusiva, promovendo a autoconfiança e o senso de pertença. 

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Acompanhamento para organização do estudo

Ações de desenvolvimento de estratégias de aprendizagem eficazes, promovendo uma abordagem mais organizada e produtiva nos seus estudos. 

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literacia dos oceanos

Atividades ligadas à ria e ao mar, proporcionando experiências, promovendo o conhecimento e preservação da biodiversidade.

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Debate de desafios financeiros, pessoais e familiares associados aos projetos de vida

Sessões de mediação de conflitos (roleplays, debates, simulação de situações trazidas pelos destinatários)

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